Compartilhar

Paraíba

“Elba me Leva”: quiz digital é destaque em exposição sobre a história do São João de Campina Grande

Por Núcleo de Comunicação - Publicado 23 de junho de 2025

Promovida pelo SESI Museu Digital, mostra especial já recebeu mais de 2 mil pessoas durante o mês de junho. Visitação está disponível até quatro de julho


Você sabia que a cantora paraibana Elba Ramalho já fez parte de uma banda de rock? E onde ocorreu a primeira apresentação internacional da artista? Essas e outras curiosidades sobre a história de um dos principais símbolos da cultura nordestina podem ser conferidas por campinenses e turistas na exposição “Arraiá Digital: Memórias, Campina e São João”. 

Realizada pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), por meio do SESI Museu Digital, a exposição promove uma homenagem não só a Elba Ramalho, como também resgata a história e as personalidades que transformaram a nossa festa junina n’O Maior São João do Mundo.  

Para enaltecer a trajetória de Elba Ramalho, a equipe do Instituto SENAI de Tecnologia desenvolveu um quiz digital com 11 perguntas, que revelam de uma forma leve e dinâmica fatos marcantes da vida pessoal e profissional da artista. Com nome “Elba me Leva”, o quiz convida o público a fazer um passeio, junto com a cantora, por lugares de Campina Grande que marcaram a sua história, como o bairro de Bodocongó e o Parque do Povo. 

Além da homenagem a Elba Ramalho, a exposição “Arraiá Digital: Memórias, Campina e São João” também conta com um vasto e digitalizado acervo de fotos, vídeos, cartazes, jornais e revistas que resgatam e apresentam ao público a história dos festejos juninos em Campina Grande. Outro destaque são os óculos de realidade virtual, que “transportam” o visitante para cenários e apresentações culturais da Vila Sítio São João.   

E tem mais: karaokê com clássicos do forró, selfie temática e um minidocumentário com depoimentos da curadora da exposição, Cléa Cordeiro; do comunicador Eraldo César; do ativista cultural João Dantas; e do cantor Capilé, que compartilham com o público suas memórias sobre o São João de Campina Grande. 

Visite-nos!

A exposição “Arraiá Digital: Memórias, Campina e São João”, que já recebeu mais de dois mil visitantes ao longo do mês, ficará aberta ao público até o dia quatro de julho. O horário de funcionamento é das 9h às 20h, de segunda a quinta-feira, e das 10h às 20h, de sexta-feira a domingo.


Texto/ Colaboração | Déborah Souza

Outras Notícias


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.